segunda-feira, 23 de abril de 2012

IPATIMUP


           Atividade: “Código da vida: o Criminoso”

            8 horas.
            A nossa viagem estava apenas a começar …
            LOCAL DE PARTIDA: estação de metro João de Deus. Depois de uma curta espera, partimos finalmente em grupo e, apesar do frio que se fazia sentir, estávamos ansiosos e entusiasmados com o que o dia nos tinha reservado.
            DESTINO: IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), um prestigiado centro de investigação, que muito tem contribuído para o desenvolvimento de áreas como a medicina legal e a ciência forense. Com inúmeros trabalhos citados em artigos publicados em revistas científicas, o IPATIMUP apoia a iniciativa científica, prestando simultaneamente diversos serviços à comunidade. Nesse dia, tivemos a oportunidade de o confirmar pessoalmente, participando numa das várias atividades desenvolvidas pelo Laboratório Aberto: um projeto que tem como principal objetivo o ensino experimental das ciências, como complemento à teoria aprendida nas escolas. Citando um dos investigadores e responsáveis pela coordenação deste projeto: “Só é possível fazer ciência se esta estiver ao alcance daqueles que a querem fazer. Se os mais jovens tiverem a possibilidade de poder mexer, irão certamente, percorrer caminhos bem mais direcionados.” Durante todo o percurso, fomos partilhando as nossas expectativas acerca da atividade que nos ia ser apresentada e sobre a qual nos tinha sido dito apenas que teria uma componente experimental.
            Quando chegámos, fomos recebidos numa sala de reuniões, onde foi feita uma introdução teórica e em que foram discutidas algumas das técnicas utilizadas em Biotecnologia, as quais seriam postas em prática durante a atividade experimental. Muitos destes conceitos, como DNA complementar, DNA recombinante, entre outros, tinham sido abordados nas aulas de Biologia, pelo que tivemos a oportunidade de rever e consolidar muitos deles. Finalmente, depois de divididos em dois grupos, fomos conduzidos a uma sala para dar início à atividade experimental, que nos tinha sido apresentada.
            ATIVIDADE: “Código da Vida: o Criminoso”.
            OBJETIVO: análise e comparação do DNA de cinco suspeitos com o DNA recolhido numa cena de crime. Depois de recebermos as amostras de DNA, cortamos todas essas amostras com a mesma enzima de restrição e comparámos os fragmentos obtidos com os do DNA do criminoso através da realização de uma eletroforese, na tentativa de encontrar uma correspondência que permitisse identificar o principal suspeito. Ao fim de cerca de uma hora completamente empenhados em descobrir qual de nós era o verdadeiro culpado, demos por concluída a investigação.
            Na parte final da visita, fomos relembrados da importância da ciência forense e de todos aqueles que trabalham nas mais variadas áreas que esta abrange, como Medicina Legal, Antropologia e Toxicologia forenses, entre tantas outras, bem como das numerosas técnicas que estes utilizam para desvendar os mais diversos crimes.
            Na viagem de regresso, todos se mostravam satisfeitos e concordavam que o objetivo principal da visita (aplicação prática dos conceitos estudados em Biologia) tinha sido cumprido.
            Apesar de esta iniciativa estar direcionada a um público mais jovem, enquadra-se num conjunto de atividades realizadas no âmbito do projeto Laboratório Aberto, da responsabilidade do IPATIMUP, que visa tornar a ciência acessível a um maior número de pessoas.
            13 horas.
            Fim da viagem.

MÁRCIA ISABEL FAITÃO VASCONCELOS Nº17 12ºB

Sem comentários: