quinta-feira, 5 de maio de 2011

Teatro

O Teatro faz parte das 7 artes mais conhecidas e encontra-se no quinto lugar das mesmas, nao sei ao certo qual o motivo para esta ordem contudo a mais recente, o cinema, encontra-se em setimo o que nos leva a pensar que poderá ser por ordem cronologica mas consta-se, embora sem total certeza, que o primeiro evento de dialogo deu-se por volta do ano de 2500 A.C. no Egipto com a presentaçao do Mito de Osíris e Ísis. Esta data coloca-nos a pensar se a ordem será mesmo cronologica ou não.
Está arte tambem conhecida por representação ou arte representar e é sem duvida o maior desafio para os actores, pois nesta arte nao há margem para erros, o publico encontra-se a alguns metros do actor e nao é possivel voltar atráz.
Depois de terem sido apresentados alguns possíveis sinonimos para “Teatro”, resta saber as origens da palavra, os primeiros recintos para teatro e os primeiros tragediógrafos são Gregos, cerca de 4 ou 5 séculos A.C., logo a palavra nasceu na Grecia, Théatron. Um dos seus significados poderá ser: “Aprender com o olhar, ver com os olhos e assim perceber.”.
Em Portugal diz-se que o fundador do teatro portugues foi Gil Vivencente (1465- 1536), face as datas referidas nos parágrafos anteriores, podemos concluir que teatro surgiu em Portugal bastante tarde. As primeiras casas do teatro surgiram, em Portugal, durante o reinado de D. José I, que reinou entre 1750 e 1777. Almeida Garrett para além das obras que escreveu enquanto dramaturgo, também fez avançar Portugal neste ramo com a fundação do Conservatório Geral da Arte Dramática e com a organização da Inspecção Geral dos Teatros. Contudo, na minha opinião, o teatro português tem ainda muitos aspectos a desenvolver.
Para mim o teatro está entre as minhas formas de arte favoritas, logo a seguir à música e ao cinema. Apesar disto, e como qualquer outra pessoa, apenas gosto de boa arte e nem sempre é facil um peça de teatro surpriender-me. Embora sejam artes diferentes, o nome dos proficionais que realizam quer cinema quer teatro é o mesmo e a comparação é inevitavel, mesmo sabendo que é mais facil representar para um camara. Tambem há bons actores de teatro portugueses e são esses que levam as pessoas às salas de teatro, mas deviam haver mais e devia haver maior aposta no teatro.
VIVA O TEATRO!

André Filipe Pinto, nº 4, 12ºE

Sem comentários: