segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, a equipa do Projeto da Educação Para a Saúde aplicou um questionário relativo às refeições servidas na cantina da nossa escola.

Às questões propostas no questionário responderam o senhor Nuno – chefe do pessoal e seis funcionários da escola, entre os quais, se encontram funcionárias que atualmente exercem funções na cantina.

Das respostas dadas no questionário, constatou-se que antes do início das obras de requalificação da escola, o número médio de refeições servidas na cantina, semanalmente, rondava as 1.500 refeições, por outro lado, verificou-se uma redução no número médio de refeições servidas, semanalmente, nas primeiras semanas de aulas, deste ano letivo, na ordem das 400 refeições.

Relativamente ao grau de satisfação demonstrada, por parte dos alunos, no que diz respeito à qualidade das refeições servidas, quatro dos inquiridos responderam que os alunos não estão satisfeitos. As razões de insatisfação mais referidas foram: o excesso de sal na comida; comida de péssima qualidade, comida com gordura a mais; sopa sem qualidade; variedade de fruta escassa – só é servida maçã, laranja e pêra; a salada que consta da ementa semanal não é servida ou, quando existe é pouca; a ementa que está afixada para toda a semana não é cumprida; a quantidade de comida servida não é suficiente e, a maior parte das vezes, os alunos quase não “tocam” na refeição, tendo estas queixas sido corroboradas por três funcionárias.

Após a refeição, no momento da devolução dos tabuleiros, é constatado que a maioria dos alunos raramente comeu a refeição na totalidade; frequentemente a maioria dos alunos só não comeu a sopa; algumas vezes, a maioria dos alunos somente comeu a sopa, o pão e a sobremesa e outras vezes, há alunos que, apenas consomem o pão e a sobremesa.

Será esta a Educação Alimentar que queremos para os nossos jovens? Uma refeição cheia de sal, gorduras, sem verduras, com pouca variedade de frutas?

Pela análise das respostas obtidas, no inquérito, verifica-se que, de forma clara, os nossos jovens tem consciência que não estão a fazer refeições equilibradas.

Todos devemos promover hábitos alimentares saudáveis, para mantermos um bem-estar físico e psicológico e melhor qualidade de vida.

Afinal, a Escola é o lugar privilegiado de Educação ou de (Des)Educação?

A Esperança de que melhores dias virão, não deixa de nos acompanhar!


A equipa do PES

1 comentário:

Anónimo disse...

Esperemos que com a "nova escola" regresse a "boa velha cantina" onde se comia muito bem.
Claro que há muitos interesses em concessionar a empresas, mas não serão com certeza os interesses dos alunos a prevalecer!
AS