sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O Projecto de Educação para a Saúde (PES) da ESAG

O Projecto de Educação para a Saúde (PES) da nossa Escola, já no seu segundo ano de existência, continua a pretender estimular o equilíbrio e bem estar na relação com o próprio corpo, muito importante sobretudo na faixa etária dos jovens adolescentes das nossas Escolas, promovendo em simultâneo a educação alimentar, a actividade física regular e fomentando os hábitos de vida mais saudáveis como atitude preventiva face à doença e promotora do bem-estar e da saúde. Mantemos como essencial a promoção da saúde sexual e reprodutiva, informando / formando, particularmente os jovens alunos, para que possam vivenciar uma sexualidade positiva, plena e responsável, prevenindo os comportamentos de risco, de modo que as situações de gravidez não desejada e de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) possam ser efectivamente minimizadas. Do mesmo modo, colaboramos no esclarecimento e na prevenção de outros comportamentos de risco, no que se refere ao consumo de substâncias como o tabaco, o álcool e outras substâncias psicoactivas (lícitas ou ilícitas). Finalmente, procuramos ainda contribuir para o desenvolvimento das competências individuais, ao nível da tomada de decisões e da recusa de comportamentos não desejados ou que violem a dignidade e os direitos da pessoa humana.
Assim, durante o primeiro período, dinamizámos alguns dias temáticos:
1. Em 16 de Outubro – o dia mundial da alimentação –, com um conjunto de iniciativas: apresentação de um powerpoint ao longo do dia no bar e de um cartaz informativo com a roda dos alimentos ilustrada com produtos naturais no refeitório; disponibilização de ementas e alimentos mais saudáveis ao longo da semana no refeitório e bar; pequenos jogos e concursos e a medição do IMC ao longo do dia na sala de exposições; realização de um convívio ajantarado constituído essencialmente por sopa e saladas para o qual foram convidados os encarregados de educação e professores das turmas de 7º Ano.
2. Em 17 de Novembro – comemoração do dia mundial do não fumador – com a apresentação de um powerpoint temático ao longo do dia no bar – expondo os múltiplos malefícios do consumo do tabaco – e a projecção, no anfiteatro da escola, ao longo da semana, de pequenos filmes didácticos alusivos ao tema seguidos de um curto debate, para todas as turmas dos 8º e 10º anos. Durante a semana, também esteve exposta no centro do polivalente uma “instalação” – em forma de cigarros amachucados e enquadrada por um slogan –, resultado de um trabalhado precioso de criatividade e empenhada colaboração, da responsabilidade do professor António Pinto e da sua turma do 10º A.
3. Em 4 de Dezembro – comemoração do dia mundial da luta contra a SIDA (1 de Dezembro, feriado nacional) – com um conjunto de iniciativas: apresentação de um powerpoint temático ao longo do dia no bar; exposição de cartazes informativos, de alerta e sensibilização, dependurados no átrio do polivalente, alusivos ao tema, sendo um deles uma “História de Vida” que se reproduz em anexo no final desta notícia; realização de um concurso de perguntas sobre o VIH/SIDA ao longo do dia no polivalente; efectivação de duas largadas simbólicas de balões no campo de jogos exterior da escola; dinamização, a partir do dia 1 de Dezembro, de uma corrente de SMS de alerta e prevenção relativamente a esta problemática.
Ao longo do ano, dinamizaremos mais alguns dias/semanas temáticos:
4. Em Fevereiro – nas comemorações do dia de Almeida Garrett (realização de um peddy-paper);
5. Em 14 de Fevereiro – dia dos namorados;
6. De 20 a 24 de Abril – Semana da Saúde.
O PES dinamiza ainda um blog intitulado “Pela Tua Rica Saúde”, potenciador dos objectivos do Projecto, que podes consultar / participar em “www.saudesag. blogspot.com”.
Salientamos finalmente, entre outras actividades calendarizadas, que, ao longo do mês de Janeiro, a equipa estará também especialmente implicada na dinamização de um conjunto de sessões de educação sexual destinadas aos alunos de 10º ano (em princípio, uma por turma), de acordo com o seguinte calendário:

Ainda dinamizaremos durante o segundo período um outro conjunto de sessões sobre esta mesma temática, adaptadas para as turmas de 8º Ano.
Aproveitamos esta oportunidade para informar toda a comunidade escolar que o Projecto vai ainda arrancar, já no início do segundo período, com um Gabinete de Apoio ao Aluno no âmbito da promoção da saúde, que funcionará na nossa Escola – no espaço que o PES utiliza e num horário semanal que será brevemente divulgado –, com a colaboração de Técnicos – Alunos Estagiários do último ano do Curso de Enfermagem e respectivos Professores responsáveis pelo seu estágio – da Escola Superior de Enfermagem da Universidade Católica.

A toda a comunidade escolar, a equipa do PES deseja umas Boas Festas e umas óptimas Férias (ou Interrupção Lectiva) de Natal. Boas entradas para 2009, que a crise global nos poupe e, acima de tudo, HAJA SAÚDE, cumprindo nós a nossa parte neste louvável desejo.



“HISTÓRIA DE VIDA” EM ANEXO:
Era Verão e as férias tinham começado há uma semana. Este ano ia ser diferente. Tinha feito 17 anos há poucos dias e finalmente ia poder sair à noite com os meus amigos.
O Paulo era mesmo muito giro… tinha 19 anos, olhos verdes… Sei lá porquê, foi a mim que escolheu e eu ia morrendo derretida quando ele me perguntou ao ouvido: “ Queres namorar comigo”?...
Não era só uma paixão de Verão…
Ao fim de 4 meses de namoro já tínhamos avançado tanto que resolvi tomar a pílula. Claro que sabíamos que não podíamos ter um bebé! …

Comecei a sentir-me estranha: tinha náuseas, um pouco de febre, estava sempre indisposta…. O Paulo telefonou. Tínhamos que falar, ele tinha feito as pazes com a ex-namorada…. O Verão acabou, definitivamente. E não houve Outono. A transição foi de 40 graus à sombra aí para uns dez negativos…

Pensava que todo este desconforto físico que sentia tinha a ver com a devastação emocional provocada pela perda. As minhas amigas diziam-me que já não se morre de amor. Não é verdade. Tenho 32 anos e estou a morrer. De SIDA ou de amor, agora já tanto faz…

Material fornecido por: Prof. Fernando Rebelo

Sem comentários: