quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Apontamentos de um Projecto … Glenlola Collegiate Schooll - Bangor


Entre os dias 9 e 13 de Novembro, 4 professoras da Escola e um grupo de 10 alunos do Ensino Secundário (4 de 11º ano e 6 do 12º ano) participaram num encontro do Projecto Comenius, realizado em Bangor – Irlanda do Norte, no âmbito do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida.
Neste encontro do Projecto “A sustainable life - connecting, learning and living” participaram as Escolas parceiras – Irlanda do Norte, Dinamarca, Alemanha e Portugal.
Os alunos de cada Escola apresentaram resultado das actividades desenvolvidas nas escolas no âmbito da sustentabilidade e os professores tiveram também reuniões para fazer o ponto de situação do trabalho realizado e preparar a reunião final do Projecto, a realizar na Alemanha, em Abril de 2011. Os alunos foram recebidos com grande simpatia e tratados com desvelo pelas famílias de acolhimento, que, em abono da verdade, retribuíram o igualmente caloroso acolhimento feito pelas famílias portuguesas, aquando do primeiro encontro, que se realizou em Portugal há cerca de um ano.
A Escola anfitriã é uma Escola pública, feminina, com cerca de 1100 alunas; os 4 professores, alunas e respectivos Encarregados de Educação e Director acolheram-nos de forma simpática e entusiástica.
Mas o programa da visita, não se esgotou no trabalho, na confortável e bem equipada Escola irlandesa; tivemos uma palestra sobre a política de sustentabilidade na Irlanda do Norte, no Palácio de Stormont proferida por um deputado de um dos partidos com assento no Parlamento e com responsabilidades nesse domínio. Também fez parte do programa de trabalho a visita guiada à loja em Belfast do IKEA, onde foi apresentada a política de defesa do meio ambiente desta empresa sueca. Um “raid fotográfico” para os alunos, sobre “Bangor e a sustentabilidade” mostrou o alto nível e sensibilidade dos jovens sobre o tema e foi objecto de apreciação no jantar/festa do último dia dos trabalhos.
O “tour” de autocarro, em Belfast, mostrou-nos toda a impressionante problemática em torno das questões religiosas; a cidade que construiu o “Titanic” está a sofrer, em algumas zonas, uma recuperação urbana, com as preocupações estéticas da actualidade.
O nosso contacto com a música popular e cultura irlandesas culminou com o “contributive supper” do dia 12 de Novembro; no Ginásio da Escola usufruímos de música ao vivo, enquanto provávamos a gastronomia dos países participantes no Projecto, com maior relevância para a irlandesa, confeccionada pelas famílias que acolheram os jovens estrangeiros.
Todos dizemos que esta troca de experiências se tornou inesquecível e que, principalmente os alunos envolvidos terão muito para contar. São experiências como estas que abrem horizontes e nos enriquecem com outras realidades, fazendo-nos sentir cidadãos do mundo, na verdadeira acepção da palavra… Até à Alemanha, para já.

As professoras:
Isabel Matos, Helena Santos, Conceição Morais, Ana Paula Fonseca

Sem comentários: