quarta-feira, 7 de maio de 2008

Em Movimento

Dia de Almeida Garrett

Não é demais recordar o dia 12 de Fevereiro deste ano lectivo, em que a nossa escola mais uma vez comemorou o Dia de Almeida Garrett. Se este dia já é, normalmente, um dia festivo, desta vez podemos afirmar que a festa começou no ginásio de cima, desceu ao ginásio grande, transportando consigo uma enorme alegria e entusiasmo. É que lá dentro, mais parecia tratar-se de uma “fábrica do movimento”, tal foi a adesão e a participação dos alunos nas actividades propostas pelo Departamento de Educação Física e, particularmente, pelo seu núcleo de estágio.
Metade do espaço do ginásio de baixo, foi destinado a actividades de Fitness, orientadas por três professores convidados e que fizeram as delícias de quem gosta de rítmo, música e movimento, tendo participado ao longo de toda a manhã, cerca de 200 alunos. Na outra metade praticou-se Remo pela primeira vez na escola, com a colaboração da APELGA e do Sport Club do Porto. Ao longo de todo o dia, era uma azáfama a sair e a entrar no ginásio para, em fila de espera, aguardar a vez de cada praticante poder experimentar tão cobiçado desporto. A adesão dos alunos (cerca de 120) a esta modalidade desportiva, excedeu todas as expectativas.
No mesmo dia e paralelamente a estas actividades, o Departamento de E. F., colaborou com a Equipa de Educação para a Saúde, na realização de um Peddypaper. Destinava-se a alunos do ensino básico e do décimo ano do ensino secundário tendo participado 198 alunos, organizados em equipas de 6 elementos cada. Passo a passo, de estação em estação, era preciso realizar determinadas tarefas que constituíam um desafio para alcançar um lugar no pódio. Era a agitação de pontuar nas provas físicas, onde era posta à prova a destreza e a habilidade motora dos concorrentes, era a descoberta da chave para as palavras cruzadas, era a sopa de letras… Enfim, problemas cujas soluções dependiam do bom desempenho do grupo, que em espírito de equipa e colaboração, tentava lutar contra o relógio. A nível do dos sétimos e oitavos anos, os vencedores foram OS “ALL STAR” do 8º D, ficando em segundo e terceiro lugares, respectivamente, os “DREAM TEAM” do 8º B e os SEM NOME do 7º B. A nível dos nonos e décimos anos, conquistaram o terceiro lugar “OS GATOS” do 10º G, em segundo lugar os “ MISTER FARUKY” do 10º A e o primeiro lugar foi para os “JALLES TEAM” DO 9º ano, turma E.
O Departamento de Educação Física, não pode deixar de sublinhar a grande importância que actividades desta natureza têm, a nível do desenvolvimento pessoal e social de todos os intervenientes.
Em todas as actividades decorridas ao longo do dia, os alunos tiveram um comportamento exemplar, tendo sido cumpridos os objectivos previstos, contribuindo assim para a concretização do Projecto Educativo de Escola e do Plano Anual de Actividades, através do envolvimento da comunidade educativa em projectos pluridisciplinares visando a sociabilização, a cooperação e a promoção de um estilo de vida saudável.

Maria José Eufrázio

Sem comentários: