segunda-feira, 12 de maio de 2008

Vamos tomar um café





A peça “O Café”, a que tivemos o prazer de assistir no Teatro Nacional de São João, na agradável noite de 22 de Fevereiro, é uma peça cheia de movimento, energia, divertimento, e, claro, muito riso.
A famosa peça, de Carlo Goldoni, tem imensos cenários, mas o cenário principal, que todas as personagens frequentam, é o pequeno cubículo do Café do Ridolfo, um homem muito honesto e verdadeiro.
Na peça, nenhuma das personagens se destaca, já que todas elas são essenciais para a compreensão da história, que se passa toda na bonita e molhada Veneza: os defeitos humanos, o jogo, as traições, as infidelidades.
Os cenários, que vão aparecendo e desaparecendo ao longo da história, são a casa de jogo, a hospedaria, a casa da bailarina e a barbearia.
A casa de jogo é dirigida por Pandolfo, um gatuno que não se importa de ganhar a vida a roubar as pessoas. Um dos seus clientes é o senhor Eugénio, um homem que está sempre a perder dinheiro ao jogo, ainda por cima dinheiro que lhe foi emprestado, dando ele por garantia a sua palavra. O rico e convencido Conde Leandro pensa que é o melhor. Ganha sempre no jogo e vai casar-se com a disputada bailarina. No entanto, ele é casado e anda a fugir da mulher, que o vai procurar a Veneza. Em torno destas complicações todas, paira sempre o senhor Dom Márcio, um homem muito dado aos mexericos e que teima sempre em ter razão.
De repente, a magia do teatro! Eu já não estava na Praça da Batalha, em Portugal… De um camarote do lado direito vinha uma música encantatória; o palco, que começara a encher-se de água, transbordava. A ilusão de estar em Veneza, na Itália, era perfeita. Não me faltou vontade de saltar para a cena e ir tomar café no cubículo do senhor Ridolfo…
Os aplausos e sorrisos não cessavam… Eu tinha regressado à plateia do Teatro Nacional de S. João…

Ana Filipa Marta Gonçalves [10º E , ­ nº 3]

1 comentário:

Anónimo disse...

No fim da leitura, até a mim já me apetecia um cafézinho nesse petit restaurante!!

: D

Bom trabalho!!