quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Músicos de Rua

Era uma longa tarde de verão. Longa como todas as outras. Mais uma vez não sabíamos o que fazer. Por fim decidimos ir até à Baixa do Porto.
Em Santa Catarina, era um turbilhão de pessoas a subir e a descer a rua. Na esplanada do velho Majestic, esperavam-nos duas ou três cadeiras. Havia um grupo variado de clientes: novos, velhos, estrangeiros, mas todos bem dispostos e animados. De repente, ouviu-se um som que sobressaiu no meio de todo aquele tumulto. Reparei que em frente estavam dois homens de cabelo comprido e desalinhado, calças de couro justas e t-shirt preta. Entre dois cães rafeiros e de lenço vermelho ao pescoço, estava um chapéu pouco recheado de moedas. Eles tocavam sem parar, e as guitarras, já desafinadas de tanto gasto, mal disfarçavam a voz rouca. Pareciam despertar o interesse de algumas pessoas.
“Eram músicos falhados: sem grande arte, com pouco dinheiro e sem fama.”, diria Sophia.


Tiago Freitas, 11ºD, nº27

5 comentários:

Anónimo disse...

Um quadro muito realista (de um lugar da cidade do Porto) habilmente pintado com palavras bem encadeadas num texto simples mas agradável de ler. Parabéns.

Anónimo disse...

Gostei muito :)

Um texto curto e conciso, que diz muito sobre um dos locais conhecidos do Porto. Achei interessante a tua referência aos músicos de rua, uma realidade que às vezes não damos o devido valor, que espontaneiamente deixamos passar, mas no fundo eles continuam nas ruas a tentar captar-nos com a arte que conhecem.

Anónimo disse...

O Tiago soube entender as palavras de Sophia. Soube ver como elas são actuais. Há-de saber como elas são intemporais.

Anónimo disse...

Uma descrição perfeita do ambiente vivido no porto... a rua Santa Catarina e o velho Majestic, sítios que há uns tempos atrás, estavam a ficar mórbidos, começam agora a ganhar vida. O que é sempre bom, pois é uma pena que sítios lindos como estes não sejam aproveitados.

;D Parabéns pelo texto

Anónimo disse...

Sem duvida um bom texto (:
Parabens