quinta-feira, 27 de maio de 2010

FALE E ESCREVA COM CORRECÇÃO

NÃO DIGA:
Estava num lugar que não devia estar.
DIGA:
Estava num lugar em que (onde) não devia estar.

NÃO DIGA:
Uma partida de futebol que eu assisti.
DIGA:
Uma partida de futebol a que eu assisti.

NÃO DIGA:
Uma perseguição que fui vítima.
DIGA:
Uma perseguição de que fui vítima.

NÃO DIGA:
Eu vou de encontro ao seu pensamento (assim discorda).
DIGA:
Eu vou ao encontro do seu pensamento.

NÃO DIGA:
Deviam haver mais aulas.
DIGA:
Devia haver mais aulas.

NÃO DIGA:
Haviam muitos carros na pista.
DIGA:
Havia muitos carros na pista.

NÃO DIGA:
Eu entreti-me a jogar as cartas.
DIGA:
Eu entretive-me a jogar as cartas.

NÃO DIGA:
Um prato que eu gosto muito.
DIGA:
Um prato de que eu gosto muito.

NÃO DIGA:
Faltam contar duas listas.
DIGA:
Falta contar duas listas.

NÃO DIGA:
Ela interviu na sessão.
DIGA:
Ela interveio na sessão

Prof. José Maria Costa

1 comentário:

Anónimo disse...

Diga e continue a dizer bem dito que nós continuamos a aprender.
Grande abraço, extensivo a toda a equipa.
António Fernando Silva