segunda-feira, 31 de maio de 2010

Identidade Nacional

Sabem mais do que um miúdo de 17 anos?
Já que não estava dentro da temática da Identidade Nacional, resolvi ler textos escritos por autores consagrados, mas também de meros estudantes como eu. Portanto, podia fazer como grande parte desses estudantes e perder tempo a dar a “minha” opinião sobre o que, no geral, acho que está bem e/ou o que está mal, repetitivamente, sem aprofundar as questões. Poder, podia... Mas não era a mesma coisa.
Para que serve estar a repetir aquilo que já foi dito? Sim, concordo com José Gil quanto à enorme “ânsia” que existe em converter Lisboa numa “metrópole cosmopolita”, deixando a Invicta cada vez mais atrasada, uma vez que é simplesmente ridículo o investimento que o Governo deseja aplicar na capital: novo aeroporto, mais uma ponte e o TGV de ligação a Madrid. Será que Lisboa necessita de tanto desenvolvimento quando ainda há poucos meses foi eleita Melhor Destino Europeu para turismo? Não é preciso ter mais de 17 anos para saber responder a esta pergunta.
No entanto, é por acções como estas que nós continuamos na mesma, até porque, pegando nas palavras de Eduardo Lourenço, “ (...) nunca aceitámos a nossa pequenez real”. A nossa ambição é quase sempre desmedida e desapropriada, facto evidenciado até pela alcunha do nosso actual Primeiro Ministro (“O Polvo”)... Necessitamos de um Che Guevara que revolucione e lute tanto contra todos estes sistemas corruptos como contra esta nossa sociedade à base de “cunhas”, para podermos recuperar a nossa verdadeira identidade nacional.
Temos de fazer “reset” a este nosso país que rouba aos pobres para dar aos ricos, porque aquilo a que chamamos hoje Portugal não representa a nossa verdadeira nação. E será que é alternando governos entre PS e PSD que vamos lá? Não é preciso ter mais de 17 anos para saber responder a esta pergunta...

Ricardo Silva, Nº20, 12ºB

Sem comentários: