quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Livros, livros, livros...



MATEJ KRÉN, Book Cell
Instalação no Hall do CAMJAP da FCG
[19 Julho 2006 a 29 Abril 2007]

Em BooK Cell, MATEJ KRÉN recorre ao procedimento habitual que usa no seu trabalho, empilhando milhares de livros para assim criar uma construção arquitectónica que nos permite nela penetrar.
Este poço hexagonal é construído com pedras-livros, retirando-lhes deste modo a sua função primeira e usando-os como material da escultura-arquitectura.
O saber nos livros guardado, assim permanece: fechado e inacessível.
Só o acto destrutivo ou de desmantelamento os recuperará para a sua função de leitura.
Entretanto, os livros, trabalhados como matéria escultórica, corporizaram o espírito do lugar que o autor nos construiu: um recinto hexagonal com uma passagem de espelhos paralelos que desmultiplicam ad infinitum o espaço e põem o nosso caminhar na vertigem da queda, no pânico do desatino espacial.

Book Cell reúne edições da Fundação Calouste Gulbenkian ao longo dos seus 50 anos de actividade editorial e vários outros livros do mundo.
Desta forma sai reforçada a natureza site specific do trabalho com a inclusão de objectos (os livros) que representam um pilar basilar da intervenção cultural da Fundação e são metáfora da própria construção do conhecimento.


Matej Krén (1958, Trenčín, Eslováquia)
Vive e trabalha em Praga.

1 comentário:

Anónimo disse...

Agradeço carinhosamente as visitas e postagens ao meu blog, amei o poema de Ruy Belo, tanto que o publiquei...

Um beijo!