sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Há uma forma lógica no discurso artístico?

Numa obra de Arte, no discurso artístico, há sempre a preocupação por parte do autor/criador de passar uma mensagem ao receptor/público. Essa mensagem pode dizer-se que é uma espécie de argumento utilizado pelo artista para exprimir a sua relação com o mundo.
Um argumento é o conjunto de proposições organizadas, de modo a defender uma tese (conclusão), através da utilização de premissas. Essa utilização de premissas é muito importante já que um argumento não é válido sem elas. Um argumento para ser válido, não precisa de ser verdadeiro, mas sim as premissas serem relacionadas com a conclusão. Um argumento para ser válido tem que, por exemplo, de premissas verdadeiras ser impossível derivar conclusões falsas, já que se concordamos com as premissas não podemos refutar a tese final. A forma lógica é a estrutura de um argumento expressa no modo como estão relacionadas as diferentes proposições que o constituem, independentemente do seu valor de verdade ou conteúdo. Um argumento tem que ter uma estrutura independentemente da conclusão ser falsa ou não.
Para concluir, eu creio que no discurso artístico há uma forma lógica, já que, o argumento utilizado através da mensagem não é dependente do seu valor de verdade mas sim da maneira como as suas diferentes proposições estão relacionadas.

Tiago Madaleno , nº27 , 11ºA