quarta-feira, 5 de novembro de 2008

"Vem por aqui" - dizem-me alguns com olhos doces...

Assim começa um dos mais carismáticos poemas de José Régio, “O Cântico Negro”, que será apresentado à comunidade escolar, numa encenação teatral, no próximo dia 11, pelos alunos do 8º Ano, Turma B, a frequentarem a disciplina de "Oficina de Teatro".

Como surgiu este trabalho?...
A declamação do poema “Cântico Negro”, de José Régio, começou por ser apenas um dos vários exercícios realizado na disciplina de “Oficina de Teatro” com a finalidade de desenvolver competências específicas nesta área, levando os alunos a trabalhar a colocação de voz, a entoação e a interpretação de emoções. No entanto, a fibra emocional e a carga interpretativa que alguns alunos começaram a colocar na abordagem a este poema levaram-me a sentir a necessidade de ir mais além, partindo para uma encenação teatral, onde pudesse envolver todos os alunos e explorar as diversas áreas técnicas inerentes a um trabalho de encenação. Nessa perspectiva foram criadas equipas de trabalho que, de forma articulada, permitiram a criação e a apresentação de um espectáculo simples, mas sintomático de uma motivação acrescida e de uma capacidade de trabalho em grupo que deverá ser digna da admiração de todos aqueles que, como eu, trabalham em prol da formação destes jovens.
Não sendo um texto dramático, o “Cântico Negro”, outrora declamado por excelentes actores que fizeram a história do teatro Português, como João Villaret, por exemplo, é apresentado à comunidade escolar pelos alunos do 8º Ano, turma–B, como um pequeno espectáculo teatral sem que seja beliscada a sua natureza poética.
Albino Dias (Prof. da Disciplina de "Oficina de Teatro")

Sem comentários: