quarta-feira, 27 de maio de 2009

Feira de Orientação

No âmbito da Orientação Escolar e Profissional, o SPO organizou no dia 16 de Abril a “Feira de Orientação”, que decorreu das 9.00h às 12.30 e das 14.00h às 17.00h. Este evento tinha como principais objectivos:
- Promover o desenvolvimento vocacional dos alunos;
- Facultar o envolvimento dos alunos em actividades de exploração vocacional;
- Divulgar diferentes e variadas modalidades de formação;
- Diminuir o abandono escolar, promovendo a realização de escolhas.
Destinava-se a toda a população escolar, mas salienta-se como principais alvos o 9º, o 11º e o 12º anos, ou seja, os momentos que antecedem escolhas e consequentemente em que os alunos estão mais receptivos a uma actividade deste género; no entanto, verificou-se que os alunos de todos os outros anos de escolaridade revelaram muito interesse nesta feira, recolhendo informações, questionando os representantes das instituições e participando nas actividades propostas.
Estiveram representadas vinte instituições, sete do ensino profissional: AESBUC (Associação para a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica), DUAL (Escola Profissional), CICCOPN (Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte), CECOA (Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins), CITEX (Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil), Escola Profissional do Infante e a Escola Profissional de Gaia; e doze do ensino superior: Universidade de Aveiro, Universidade Fernando Pessoa; Universidade do Minho, Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da UP, Faculdade de Economia da UP, Faculdade de Engenharia da UP, Faculdade de Letras da UP, Instituto Superior de Serviço Social; ISAG (Instituto Superior de Administração e Gestão); ISLA (Instituto Superior de Línguas e Administração) e a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. Contámos ainda com a presença da Escola Segura e de uma Equipa Cinotécnica da Polícia. Algumas destas instituições como a Faculdade de Economia e o Departamento de Química da UA, destacaram-se pelas experiências interactivas que proporcionaram aos alunos permitindo a vivência de situações reais facultando um conhecimento mais aprofundado e realista das formações e das profissões. O mesmo aconteceu com a Escola Segura, em que no período da tarde a Agente Fernanda se fez representar com o motociclo tão característico desta instituição e com a equipa cinotécnica da Polícia que expôs os materiais técnicos que costuma utilizar durante a sua actuação no terreno, trazendo também os cães os quais fizeram uma pequena demonstração do trabalho efectuado pelos mesmos.
Esta actividade teve a colaboração dos Directores de Turma e/ou outros Professores, que reservaram uma pequena parte da sua aula para poderem acompanhar os alunos à Feira; gostaria de salientar, também, a valiosa colaboração do professor António Pinto na divulgação deste evento através da elaboração de um cartaz.
Em termos imediatos, a avaliação deste evento parece-me positiva na medida em que se afirmou pela criação de oportunidades, de caminhos… que poderão traduzir um princípio válido nos processos de ajuda de tomada de decisão; por outro lado, verificou-se grande adesão e receptividade de toda a comunidade escolar. No entanto, é difícil ou mesmo impossível determinar o efeito deste acontecimento nos futuros comportamentos e atitudes dos alunos.
Numa sociedade em constante mudança, em que a diversidade de alternativas é cada vez maior, impõe-se o desenvolvimento de competências de exploração, informação e de tomada de decisão. São, pois, estes os objectivos que norteiam a orientação vocacional especializada, dirigida a todos os alunos, especificamente àqueles que se encontram entre o 9º ano e o momento da respectiva inserção no mercado de trabalho.

Dra. Regina Fernandes

Sem comentários: