quinta-feira, 10 de março de 2011

Sem Papas na Língua

“Deixemos o Sexo em Paz” é uma peça de teatro do dramaturgo italiana Dario Fo e de Franca Rames em que se trata de um tema que, nos dias de hoje, ainda é visto por muitos com um “bicho de sete cabeças”: o sexo. No nosso país, quem se encarrega de dar vida a este divertido monólogo é a actriz Maria Paulos.
No decorrer do espectáculo, vão sendo abordados de uma forma muito natural diversos assuntos bastante pertinentes em relação à sexualidade, nomeadamente no que respeita à dificuldade que os pais demonstram em falar com os seus filhos; às dúvidas que assolam os adolescentes e às várias inseguranças e problemas que os casais, por vezes, enfrentam ao longo da sua vida e às escolhas que têm que tomar.
É de louvar o modo como o discurso é conduzido despreocupadamente, mas sem nunca ser leviano, e como o recurso a pequenas histórias permite ao espectador identificar-se com o que é relatado, aproximando assim a realidade e a representação. Importante também é, sem dúvida, o facto de se utilizar um tom que facilmente provoca o riso para criticar a forma como o assunto é tão solenemente visto numa sociedade que se diz tão aberta e racional, como a nossa. Esta peça chama ainda a atenção para o facto de ser essencial dar informação às camadas mais jovens da população, para que possam viver uma sexualidade plena e responsável.
Dirigido a adolescentes, pais ou avós, este é um espectáculo interessante que certamente diminuirá as barreiras existentes, permitindo que toda a família possa conversar e reflectir mais abertamente sobre o complexo tema do sexo.

Inês Miranda, nº11, 10ºB

Sem comentários: