quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Vénus

Olá! Eu chamo-me Vanessa e sou natural do planeta Vénus.
Vou falar-vos de algumas características de Vénus e também a razão de ser assim o meu aspecto físico. Vénus é considerado um planeta irmão da Terra porque as dimensões são idênticas e também um planeta misterioso, pois tem uma atmosfera tão densa e nublosa que raramente os telescópios conseguem trespassá-la e vislumbrar algo da sua superfície. Vénus ronda em torno de si próprio no sentido dos ponteiros do relógio e é também o planeta mais lento no movimento de rotação ou seja um dia de Vénus é mais longo de que um ano! A sua rotação dura 243 dias terrestres e a sua translação dura 225 dias terrestres. Vénus é também para vocês a estrela da tarde ou da manhã porque é muito brilhante e visível da Terra, e o que o torna tão brilhante é porque está coberto por um espesso manto de nuvens formadas por gotículas de ácido sulfúrico que reflectem fortemente a luz do Sol. É o planeta mais quente do sistema solar e a sua temperatura ronda os 460 graus Celsius, e agora vocês perguntam porquê? E eu respondo, porque a atmosfera de Vénus é constituída por muito dióxido de carbono e é provocado um efeito de estufa que impede que o calor recebido saia para o espaço! A sua massa é de 0,815mTerra.
Se lá no meu planeta alguém pensa-se em viajar até ao Sol seria quase impossível porque de lá até ao Sol são 108,2 milhões de km (0,723 UA) e como ainda não temos tecnologia suficiente não daria mesmo! Em Vénus a velocidade do vento é de 35km/s e a superfície é muito plana com algumas elevações e também com vulcões ainda activos. Estes vulcões são um dos medos dos seres que vivem em Vénus.
Eu tenho uma pele escura por causa do Sol e das altas temperaturas, uso uma roupa de protecção para não morrer por causa do calor e as minhas antenas são grandes porque como falamos muito baixo precisamos de ouvir bem. Eu vim fazer uma visita ao vosso planeta para vos conhecer melhor e saber os vossos costumes.
Eu adorei vir cá as temperaturas são muito boas, mas não trocaria Vénus por nada! É um planeta fantástico e afinal já estou com saudades das elevadas temperaturas!
Saudações planetárias!

Trabalho realizado para a Disciplina de Ciências Físico-Químicas por : Ana Rita Santos, Maria Carolina Gomes e Helena Sofia Pereira da turma - 7ºA

Sem comentários: