quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

"Lisboa estrangeira"

O filme “lisboetas” de Sérgio Tréfaut é um documentário que analisa e descreve a vida de brasileiros, russos, ucranianos, chineses, africanos … que chegam a Lisboa à procura de sorte melhor do que a que tiveram nos seus países.
Na nossa opinião, em “lisboetas, o cenário não é o da cidade de Lisboa tal como a conhecemos, mas, sim, o de uma Lisboa estrangeira e clandestina, à qual todos os dias chegam milhares de rostos assustados, em busca de uma vida melhor. Defendemos que este tipo de documentários são de extrema importância pois retratam uma realidade que muitas vezes passa despercebida ou que é, então, ignorada.
Quanto ao filme em si, pensamos que Sérgio Tréfaut fez um trabalho muito educativo e eficaz, pois a imagem que, em nosso entender, pretende transmitir ao interlocutor foi bem conseguida: no filme não são utilizados actores nem cenários fictícios mas, sim, relatos de casos reais, que servem para sensibilizar o público - alvo.
Assim sendo, concluímos que este trabalho realizado por Sérgio Tréfaut é capaz de suscitar sentimentos, enquanto revela a crua realidade vivida pelos ‘novos lisboetas’.

Diogo João Queirós, 10º G
João Pedro Sousa, 10º G