domingo, 24 de janeiro de 2010

Padre António Vieira

Miguel Torga elogia Padre António Vieira… “Misto de génio, mago e aventureiro”. Estas três palavras, na sua simplicidade, concretizam a sua excepcionalidade!
Quando falamos de Vieira, há sempre que destacar a sua originalidade e a sua qualidade ao escrever, nomeadamente o “Sermão de Santo António aos Peixes”. Este “Homem lusitano” tinha a intenção de, ao pregar aos homens, ‘salvar’ o mundo, ‘salvar’ o seu Portugal das injustiças, da corrupção, do pecado que se vivia na sua época e que, infelizmente, ainda se vive agora.
Os seus sermões, feitos no passado, inspirados n arte barroca e nos problemas que havia no Brasil, são sempre actuais. E aqui esta presente a sua genialidade, o ser mago… e aventureiro, porque procurou soluções, enfrentou o mundo e tentou mudar a mente das pessoas que tão ‘viciada’ estava, está…
Uma vez que nunca desistiu de ‘deleitar’, ‘ensinar’, ‘persuadir’ os homens a corrigirem os seus males e tornar Portugal um país melhor, é sem dúvida um verdadeiro “homem Lusitano”. Parafraseando o Poeta… A Língua Portuguesa é a nossa Pátria, a Pátria de Vieira! O grande Imperador!

Daniela Rodrigues, nº9, 11ºD

Sem comentários: