segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Recordações

Começo por me mostrar devidamente indignado com esta nova ‘regra’ nas Escolas Secundárias: os equipamentos obrigatórios nas aulas de Educação Física.
Saturado ando eu de ouvir o meu Professor desta carismática disciplina avisar-me dos calções pois estes têm de ser obrigatoriamente pretos. Porém, ainda hoje não os tenho devido ao aumento da procura e à diminuição da oferta. Assemelha-se, de facto, a um regime político: camisola branca ou amarela e calções pretos. Será este conjunto de ideais que irei elaborar.
Será que você, leitor, consegue entender o motivo que levou à aplicação desta nova regra? Pois bem, se entende, dir-lhe-ei de imediato que eu não encontro fundamentos concretos para justificar a mesma que confesso comparar à ditadura salazarista. Quais os fins que irão justificar os meios (ou não)? Fins lucrativos? Única hipótese possível que encontro pois não vejo qual o interesse em unificar a maneira de como os alunos se vestem nas aulas de Educação Física. Quiçá, daqui a uns anos, estaremos a entrar na escola todos vestidos da mesma maneira, a ouvir os mesmos géneros de música, etc.
Do meu ponto de vista, esta medida devia ser abolida por completo. O mínimo de exigências que poderiam introduzir era que os alunos tomassem as devidas providências para o bom funcionamento da aula, isto é, vestirem roupa desportiva. Se ainda elucidassem com clareza que a Escola não iria necessitar de disponibilizar equipamentos e que seria necessário os alunos comprarem os mesmos, fez, oportunamente, o contrário. Não vejo esta disciplina como sendo especial. Porém, as temáticas nela desenvolvidas são bastante diferentes das Letras e das Ciências. Mas não é razão para impor esta medida nas escolas que nos recorda a todos o Sr. António de Oliveira Salazar (será mais uma razão para a abolir?).
Concluindo, esta medida não tem razão de ser, até diria de existir. Como comprovado, não tem meios para atingir os seus fins e que justifiquem o motivo da mesma sendo a única hipótese possível o intuito de angariar fundos para obterem mais prestígio, quer a nível regional quer a nível nacional?! Permanecerá a dúvida…

Pedro Borges, N.º25 - 10º I

Sem comentários: