domingo, 24 de janeiro de 2010

Padre António Vieira

“Misto de génio, mago e aventureiro”. Padre António Vieira tinha todas estas qualidades, tal como o proclama Miguel Torga.
Para se ser pregador, principalmente, um bom pregador, é necessário um intenso estudo a que eram sujeitos todos aqueles que pretendiam seguir este rumo. Padre António Vieira foi considerado um dos melhores e maiores pregadores do seu tempo, sendo da opinião de muitos que, apesar de terem chegado até hoje os seus sermões, é impossível pensar que toda a essência de Vieira chegou até nós. Pois um pregador é feito do seu sermão e das escolhas que faz para que este cative, seduza e ensine os ouvintes, mas também da sua postura no púlpito, do seu aspecto físico, da sua modelação de voz, todos estes aspectos têm que “convidar” os ouvintes a ficar e a ouvir o sermão e só uma perfeita união entre todos fazem de um simples homem um ser universal, capaz de mover opiniões. Manoel de Oliveira estudou-lhe o feito e os gestos, saboreou-lhe as palavras e surgiu “Palavra e Utopia”.
Por ter todos os requisitos e por os expressar e utilizar de modo excepcional, Padre António Vieira é considerado um grande Homem do seu tempo e assim ficou para a História de Portugal e da Literatura Portuguesa.

Ana Isabel Correia de Sá, Nº 2, 11º D

Sem comentários: