domingo, 24 de janeiro de 2010

Padre António Vieira

Pessoal, intransmissível… E’ esta a minha opinião sobre o Padre António Vieira.
Vou tentar educar um público que desconhece, discorda ou simplesmente não quer saber sobre esse grande ‘monstro’ da Literatura Portuguesa.
- Com certeza já ouviu falar nesta personagem da nossa Pátria!?...
E sem duvida um Mestre, um Génio, um Mago e um Aventureiro. Padre António Vieira, que na sua época escrevera o Sermão, o de “Santo António aos Peixes” fazendo uma crítica social pareceu adivinhar que, tudo aquilo que pregou se pode ainda pregar, mais do que nunca. Só os magos adivinham, e no entanto o seu texto continua actual. Parece ter um dedo que adivinha, como se costuma dizer… “na minha opinião tem a mão toda”. A sua obra e de Génio! E também aventureiro, sim! Teve coragem de fazer uma crítica social sem se preocupar com as reacções do seu auditório.
Achei o Sermão uma verdadeira obra-prima digna dos mais celebres génios e revolucionários da Historia Mundial.
Pesquisei sobre o Sermão e fiquei boquiaberto com a quantidade de estratégias, recursos estilísticos e retóricos, as ironias ao longo do texto, as mais diversificadas ideias, a fluência, a coerência, a organização, a beleza e a Arte de escrever.
Para aqueles que não sabiam, agora já sabem. Para os que discordavam, aperceberam-se que estavam errados. Para quem não queria saber, agora vai a correr a livraria comprar o Sermão: Padre António Vieira e, sem duvida, um homem português! Que estilo!

João Silva, 11ºD, nº16

Sem comentários: