segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Cartoon

Numa primeira impressão, o cartoon transmitiu-me a ideia de ensino. Está também claramente expresso na imagem que para haver ensino terá de haver língua, meio de comunicação.
As duas pessoas desenhadas transmitem-me a sensação clara de professor e aluno. O professor, à esquerda, tem um ar bastante intelectual, atendendo ao seu aspecto, usa óculos na ponta do nariz, um fato e uma gravata. Temos também o aluno, à direita, que, apesar do boné e das suas roupas bastante modernas, parece estar interessado e espantado por aquilo que lhe está a ser ensinado.
A ponte, desenhada entre as duas pessoas, significa, para mim, a transmissão de conhecimentos entre as duas personagens. Afirmo que o que está a ser transmitido são conhecimentos devido às letras desenhadas em cima da ponte, dando a ideia de que estão a atravessá-la. Porém uma ponte tem dois sentidos, e penso que isso foi também transferido para o cartoon de modo a informar-nos que não é apenas o aluno que aprende, mas também o professor adquiriu conhecimentos do aluno. Na vida estamos sempre a aprender! Todos!
O facto de a ponte surgir entre as duas bocas, como se fosse as línguas do aluno e do professor, é também bastante interessante visto que, para haver transmissão de conhecimentos, é necessário haver um meio de comunicação, a Língua Portuguesa, neste caso. Sob a ponte existe um rio e penso que, embora não esteja representado, o rio simboliza esse mesmo meio de comunicação, a Língua Portuguesa que, se não tiver margens, representadas no cartoon pelas duas pessoas, não existirá, pois não há quem a expresse, quem a use. E o rio leva as palavras, como os ‘navegadores’ quinhentistas, pelo mar fora, em busca de uma pátria universal. Terá toda a razão o Poeta… “ A minha pátria é a Língua Portuguesa”!
Gonçalo Soares Roque, 10ºE Nº11

Sem comentários: