quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O Caso Judaico II

O sonho do ‘judeu’… O sonho do ‘judeu’ era cumprir o vínculo, sem pensar como um humano. A vingança correu-lhe no sangue, e ele não viu mais nada à sua frente. Pobre António que, logo teve o azar de não conseguir pagar a dívida, dívida esta contraída por amizade… E foi a dívida que causou uma zanga entre Shylock e António, que já não tinham uma relação propriamente saudável… São coisas muito comuns… Pessoas diferentes, religiões diferentes, originam grandes conflitos, por mais ligeiro que seja o motivo, embora não fosse o caso!
Há que ter coração, assim como António teve para com o seu amigo Bassânio. Por que não podia Shylock ter também?! António mostrou-se amigo… Tão amigo que para possibilitar felicidade a Bassânio estava disposto a perder a vida. Shylock foi cruel… Não aceitou a proposta que António lhe fez, apenas lhe interessava matar António. É claro que eu estou contra Shylock. Durante toda a peça se viu que ele foi má pessoa. Tão má pessoa que, por isso, até sua filha perdeu. Era um homem duro, emprestava dinheiro e cobrava demais… Aí já se vê o quão interesseiro era. Só aceitou a proposta quando o feitiço se virou contra o feiticeiro, sendo a sua única hipótese converter-se, 'ser cristão'.
E aqui está a prova de que muita gente só vê o seu umbigo, e só aprende a ser tolerante quando se encontra em situações difíceis.

Nancy Silva, 10º E

Sem comentários: