quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Anatomia

Para escrever algo relacionado com o título, talvez devesse passar este texto todo a falar de medicina … Mas hoje vou falar apenas do corpo humano e vou apenas dedicar-me à anatomia de um certo indivíduo muito conhecido e famoso.
Ao contrário de nós, seres humanos normais, este malandro tem uma anatomia bem original mas não tão diferente da nossa como nós pensávamos. Podem ambas dividir-se em três partes! Nós temos cabeça, tronco e membros, e ele tem introdução, desenvolvimento e conclusão. Todas indispensáveis!
À introdução, podemos comparar a nossa cabeça pensante. É nela que a informação tem um início e depois tem de ser respeitada pelo resto do corpo, tal como acontece neste quase nosso gémeo. A cara é das primeiras coisas a reparar numa pessoa, e a introdução também é, obrigatoriamente, a primeira coisa a interpretar.
O seu tronco relaciona-se com o desenvolvimento. É uma grande parte da sua estrutura e o seu conteúdo é como o tronco de uma elegante senhora. Com curvas vincadas e atraentes que são os vários assuntos tratados. É aqui que a imaginação de qualquer um voa como uma folha leve de papel que só pousa na conclusão. Obviamente, ele também tem o seu coração que, neste caso, é o seu tema. Sem ele, não poderia existir. Interiormente, tem também sistemas (os parágrafos) e órgãos (as frases).
Tudo tão parecido, tudo tão diferente… É a anatomia de um TEXTO.

Ema Peres Costa, Nº12, 9ºA

Sem comentários: