segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A minha querida televisão

Perante os olhares da maioria da sociedade, a minha televisão seria: a preto e branco e de má qualidade; retrógrada e difícil de manusear; com 4 canais (RTP1,RTP2, SIC E TVI) e por fim pouco multifuncional, uma vez que não tem comando.
Mas como, felizmente, nem sempre a maioria tem razão, esta televisão não é tão má como parece.
Para começar tem cores. É verdade que tenho a perfeita noção que no actual mercado há televisões de muito melhor qualidade, ou não fosse eu uma amante da informática e das novas tecnologias. Porém, esta não é de tão má qualidade como aparenta. É claro que às vezes fica às riscas cinzentas e vai abaixo, mas não é nada que não aconteça com as outras televisões. Nada que uma leve pancadinha ou um carregar constante no botão respectivo do canal não resolva.
Quanto ao difícil de manusear, não exageremos. Sei que agora tudo funciona a distância, mas, por amor de Deus, sejamos práticos. Para compreender os grandes mecanismos temos que compreender os básicos e a minha televisão funciona de um modo simples e primário. Passo a explicar: para sincronizar outros canais, para além dos que já vêm predefinidos, é só rodar um pequeno botão que se encontra numa caixa acima do botão de desligar e para mudar de canal é só clicar num dos botões dos outros 7 canais. Só se desliga e liga clicando na própria televisão, mas isto impede que ela fique em “standby” a consumir energia, quando lá não estamos.
Quanto aos canais, sim, leram bem, tem apenas 8 canais. Contudo, tem TV CABO e alguns da canais da famosa VOX sintonizados, não estando apenas limitada aos 4 canais e tendo como vantagem a escolha mais selectiva deles, evitando assim o “zapping” e procura incessante por programas televisivos que valham realmente a pena ver.
Falemos ainda, do grave problema de sedentarismo, preguiça ou o quer que lhe queiram chamar, que é provocado pelo facto de não ter comando. Bom, se para mudar de canal nos temos que levantar, pensem como eu: “Será que vale mesmo a pena mudar de canal? Vou estar eternamente à procura de algo interessante para ver ao domingo à tarde? Não! O melhor é ficar-me pelo típico filme deste dia e esperar que revele algum interesse…”.
Como vêem, a minha televisão não é tão má. Por isso, lembrem-se que as coisas nem sempre são o que parecem, nunca julguem um livro pela capa, mas, sim, pelo seu conteúdo.

Joana Osório, Nº 17, 12ºD

Sem comentários: