sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A Mudança do Básico para o Secundário

Eu já fiz muitas mudanças, mas esta é horrível. Sabem qual é? É a mudança do ensino básico para o ensino secundário. É que até nos habituarmos, custa, mas é que custa mesmo.
Ora, no ensino básico, ninguém quer saber… nem alunos, nem professores, nem pais, é uma rebaldaria, só visto. Os professores passam os alunos só por eles não faltarem às aulas!, depois, estudas dois das antes do teste e, no final, qual é a tua nota? Muito Bom, claro. Entretanto, já acabou o ano e tu? Tu passaste com uma perna às costas. Pois, não admira, foste a todas as aulas!
Só que, no secundário, ai de quem não estuda, ai de quem não esteja atento, porque aqui não são os professores que têm de se importar, és tu. Os primeiros testes nem vale a pena perguntar… é que são só negativas! Para quem tirava quatros ou cincos, agora não vale nada, até os professores dizem:
- Tinhas quatro? Agora tens oito, estás com sorte… Olha que é o dobro. Os mais aplicados perguntam como hão – de estudar, pois já não sabem o que fazer, e os que não querem saber, continuam a não querer saber.
Quando acaba o ano é um alívio, pensas:
- “ Finalmente acabou uff...já estava cansada”, -mas quando vais ver as tuas notas - ai que medo….ai que medo, as terríveis notas e, quando vez uns quatorzes, uns quinzes, uns dezasseis, desesperas:
Mas…é que eu…eu queria entrar para Medicina… E o que é que os professores respondem:
- Eu bem que te avisei, que tinhas de estudar duas ou três horas por dia. E nós pensamos:
Como é que nós havemos de ter tempo para estudar, se quase nem tempo temos para dormir.
Sabem quem tem sorte? São os alunos dos cursos profissionais. Esses nem notam a diferença. Quando vais ver a mochila de alguns o que é que encontras é uma mochila vazia. “ Vá não está vazia” (é o que eles dizem), ainda tem o telemóvel, a carteira e um caderno.
Vou – te dar um conselho, para que quando acabares de ler esta crónica aprendas alguma coisa:
Não te fies na Virgem, estuda.

Liliana Pereira, 10ºG, Nº18

Sem comentários: